top of page

Seitas e Heresias: Testemunhas de Jeová II


Depois da morte de Russell a liderança dos Estudantes da Bíblia, ou como são conhecidos hoje, as Testemunhas de Jeová ganharam um novo líder chamado Joseph Franklin Rutherford (1869-1942). Nesse período os TJ aprimoraram seus métodos de pregação e abordagem das pessoas fazendo passeatas, vendendo revistas, folhetos e livros, fazendo apresentações de filmes e divulgando sermões de rádio, além dos seus costumeiros congressos.

No entanto Rutherford, como o seu antecessor, não poupou-se das polêmicas, sendo preso em 1918 e libertado após o pagamento de fiança em 1919. E o motivo da prisão foi que " no início de maio de 1918, o Procurador Geral dos EUA, Thomas Watt Gregory, condenou The Finished Mystery (O Mistério Consumado) como “um dos exemplos mais perigosos de... propaganda ...uma obra escrita em linguagem extremamente religiosa e distribuída em grande número”. Foram emitidos mandados para a prisão de Rutherford e de outros sete diretores da Torre de Vigia, que foram acusados ​​sob a Lei de Espionagem de 1917 de tentar causar insubordinação, deslealdade, recusa de dever nas forças armadas e obstruir o serviço de recrutamento e alistamento dos EUA enquanto ele estava em guerra. Em 21 de junho, sete deles, incluindo Rutherford, foram sentenciados a 20 anos de prisão.

Dossiê do FBI contra Rutherford

Outra grande polêmica ocorreu em 1941 e envolveu o Federal Bureau of Investigation (FBI) que através de seu diretor John Edgar Hoover ordenou que Rutherford fosse investigado de perto. Mas quais os motivos de tanta desconfiança? As razões "foram as estranhas declarações de Rutherfod de que ele tinha os mesmos ideais de Hitler, que Hitler e ele buscavam os mesmos objetivos. Durante toda a década de 30, Rutherford fez grandes esforços para granjear a amizade de Adolf Hitler, inclusive emitindo a tão falada Declaração de Fatos, onde Rutherfod, para fazer média com Hitler, condenava os judeus, como uma raça de comerciantes que infestavam os Estados Unidos. Diante de tudo isso, era mais que natural que Rutherfod ficasse sob suspeita perante a polícia americana."

Segue um trecho da carta dos Estudantes da Bíblia enviada a Adolf Hitler:

"[Os] Estudantes da Bíblia estão lutando pelos mesmos objetivos e ideais elevados e éticos que o Reich alemão nacional proclamou a respeito do relacionamento do Homem com Deus.... não existem pontos de vista conflitantes.... mas antes, pelo contrário, no que diz respeito aos objetivos puramente religiosos e apolíticos.... estes estão em harmonia completa com.... o Governo Nacional do Reich alemão."

Carta da Torre de Vigia ao Regime Nazista

Os Testemunhas de Jeová ainda se gabam de terem sido perseguidos pelo nazismo e de não apoiarem sistemas de governo, mesmo ante-declarando apoio a Hitler e seu regime totalitário.

Não houve tempo para Rutherford ser preso novamente pela policia Americana. Em 1942 a morte o aprisionou e Nathan Homer Knorr assumiu o seu lugar.

No próximo artigo falaremos do maior feito de Knorr, a Tradução Novo Mundo das Escrituras.

[FONTES]

http://watchtowerdocuments.org/the-fbi-wanted-jw-leader-joseph-rutherford-arrested/

http://extestemunhasdejeova.net/forum/viewtopic.php?f=11&t=20963

http://watchtowerdocuments.org/194103-28j-edgar_hoover_rutherford_detention_request/

http://corior.blogspot.com.br/2006/02/carta-das-testemunhas-de-jeov-para.html

http://observatoriojw.org/post/71

CONTINUA...

bottom of page