Louvor em Crise: O Mantra Gospel
É triste ver que a música evangélica tem se afundado cada vez mais numa decadência moral, cultural e espiritual. Tal qual alguém que pisa no acelerador de seu carro em meio a um grande lamaçal, assim permanece a grande massa da música gospel brasileira.
Mas o que a música gospel tem a ver com mantra? A palavra mantra vem do sânscrito e literalmente quer dizer pensamento. É utilizada largamente no budismo e no hinduísmo onde possui a ideia de alcançar um estado de relaxamento, contemplação e meditação [1]. Em outras palavras é forçar a mente, através da repetição de frases, a entrar num estado de êxtase; que foge da sobriedade.
Eis um exemplo de mantra:
"Hare Krishna,
Hare Krishna,
Krishna Krishna,
Hare Hare
Hare Rama
Hare Rama
Rama Rama
Hare Hare"
Os chamados "Hare Krishna" devem realizar diariamente o Japa ou as “16 voltas” que refere-se a fazer 16 vezes as 108 contas que normalmente existem em um colar de meditação, chamado japa-mala, ou seja, entoar 1728 vezes por dia, sem falta, o mantra[2].
O cristão, ao contrário, é chamado pela Escritura a ser sóbrio. "Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo" (1 Pedro 1:13). Além disso, somos chamados pelo nosso Senhor Jesus a prestar um culto racional. O culto racional deve ser prestado a Deus, e é em espírito e em verdade. "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem" (João 4:23).
Apesar de Deus requerer de nós obediência na mmaneira como o adoramos, temos observado o descaso crescente na adoração. Grupos como "Ministério Louva a Deus" tem ultrapassado os limites da desordem e o mais grave usam o nome de Deus em vão.
Veja um trecho de uma de suas músicas:
"Não pode rebolar
Não pode rebolar Não pode rebolar Papai não gosta não".
(Louvadeira, Ministério Louva a Deus)
Outros músicos ou grupos musicais por outro lado têm se empenhado em fazer mantras e não louvores. O objetivo é levar a igreja ou plateia ao êxtase; ao "nirvana gospel" com frases exageradamente repetidas e com efeitos áudio-visuais.
Como exemplo veja este trecho da música "Abraça-me" de David Quinlan:
Não posso viver longe do Teu amor, Senhor Não posso viver longe do Teu afago, Senhor Não posso viver longe do Teu abraço, Senhor
(A estrofe acima repeti-se 4 vezes!)
Abraça-me, abraça-me, abraça-me
Com Teus braços de amor Abraça-me, abraça-me, abraça-me Com Teus braços de amor Abraça-me, abraça-me, abraça-me Com Teus braços de amor
(A estrofe acima repeti-se 2 vezes!)
São quase 10 minutos de lentas repetições e quase nada, ou mesmo nada de ensino ao crente. A igreja brasileira está em uma terrível fase de alienação. A palavra de Deus nos chama a crescer na "graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo" (2 Pedro 3.18). Mas estão fazendo músicas para bebês chorões e sem entendimento. O Senhor não quer que permaneçamos meninos na fé!
Veja o que diz o autor da carta aos Hebreus:
"Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal." (Hebreus 5:13,14)
É o querer de Deus que seus filhos busquem alimentar-se de alimento sólido e entendam o que é certo e o que é errado. Por outro lado, os seus verdadeiros filhos devem desejar o alimento sólido; o entendimento da sua Palavra e de seu ser.
Estamos numa geração de crentes que não conseguem ouvir ou entender sermões simples, ou mesmo entender uma música que contenha algum ensino bíblico mais consistente. De jovens que não tem palavras para expressar e defender sua fé. De crianças que não são corretamente preparadas para receber a Palavra-da-Verdade. De cristãos cheios de bíblias empoeiradas nas estantes!
Que Deus Tenha Misericórdia de Nós!
Veja se não é mesmo
um mantra gospel =>
Fontes:
[1]https://priberam.pt/dlpo/mantra
[2]http://giridhari.com.br/iniciacao/